Nem todo BRUXISMO é Patológico
- dra.gisellecaballero
- 25 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
É isso mesmo... BRUXISMO também pode ter uma função PROTETORA
Episodios de bruxismo do sono (BS) podem deter eventos de apneia obstrutiva do sono (AOS).
Em alguns casos, a AOS parece ser interrompida pela contração do músculo masseter... Isso é inferido a partir de estudos que acharam atividadedesse músculo logo após o episodio de apnéia.

É importante perceber que nenhum evento de AOS é observado durante episódios de atividade tônica da musculatura mandibular (BS).
Além disso, a ativação dos músculos supra-hióideos acontece um segundo antes do BS ser iniciado... Esses músculos podem protruir a mandíbula (levar a mandíbula para frente) tentando restaurar as vias aéreas. Essa restauração é observada nos dispositivos de avanço mandibular que tem mostrado dim
inuir os eventos de AOS e consequentemente de BS num 60%.
É claro que a função protetora do BS vai depender da localização anatômica da obstrução (é eficaz quando a obstrução é nas vias aéreas superiores).
Um outro ponto a favor desta hipótese é que a polisonografia tem mostrado que a saturação de oxigênio volta à normalidade poucos segundos depois do evento de BS.
Então isso prova a função fisiológica do BS, abandonando o termo negativo de “desordem” para um termo mais neutro como “CONDIÇÃO¨ nesses casos específicos.
fonte: D. Manfredini et al. Sleep Breath 2015






Comentários